segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Síndrome de Williams-Beuren (SW)

Definição
Síndrome de Williams-Beuren (SW) é uma doença que integra alterações vasculares, problemas cardiovasculares, particularmente estenose aórtica supravalvular (ESVA), anomalias do tecido conjuntivo, hipercalcemia (nível elevado de cálcio no sangue) e atraso mental, associado a comportamento hipersocial e eloquente.
Alterações genéticas
Ocorre em 1 a cada 20.000 nativivos, geralmente de forma esporádica com baixo risco de recorrência. Foi o primeiro síndrome onde se descobriu um defeito molecular antes da anomalia citogenética. Inicialmente, Ewart, (1993) associou a ESVA com o cromossoma 7, mais precisamente ao gene da elastina mapeado na banda 7q11.23. A ESVA está presente em 84% dos pacientes com SW.
Em 1995, Nickerson, observou que uma cópia do gene da elastina está deletado em mais de 90% dos pacientes com SW. A proteína da elastina dá elasticidade aos grandes vasos, pulmões, intestinos e pele. Acredita-se que a razão de grande parte das características da SW seja uma diminuição na quantidade de elastina nos tecidos tais como aorta, cordas vocais, pénis e pele levando à ESVA, voz rouca, órgão genitais pequenos, face atípica e envelhecimento prematuro. Mas, esta alteração não seria responsável pelos problemas cognitivos ou retardo mental desses pacientes.
Portanto, surge a teoria de que é um "síndrome de genes contíguos", isto é, uma condição em que ocorre a deleção de múltiplos genes não relacionados localizados próximos no mesmo cromossoma resultando num fenótipo complexo (Nickerson et al., 1995).
Outros genes envolvidos seriam o LIMK1 e RFC2 que deletados seriam responsáveis pelo atraso no desenvolvimento e crescimento. Habitualmente a análise citogenética do sangue periférico na SW não mostra deleção no cromossoma 7 já que o seu limite de resolução é de 1Mb e o pequeno fragmento deletado é de 500kb. Assim para se fazer o diagnóstico é recomendado a hibridação fluorescente in situ (FISH) usando uma sonda para o gene da elastina.
Cerca de 70% das delecções é originada na meiose dos pais como resultado de erros de recombinação entre dois homólogos do cromossoma 7. As demais decorrem de rearranjos intracromossómicos entre cromatídeos irmãos (Dutly e Schnitzel,1996).


Sem comentários:

Enviar um comentário